segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Quilombos


Não é só da grande riqueza ambiental (Mata Atlântica preservada, cavernas e cachoeiras) que torna o Vale do Ribeira, região onde está o PETAR tão especial. Seu patrimônio cultural é igualmente valioso.
Em seu território se encontram o maior número de comunidades remanescentes de quilombos de todo o estado de São Paulo, comunidades caiçaras, índios Guarani, pescadores tradicionais e pequenos produtores rurais.

Quilombo é sinônimo de luta pela terra e liberdade, e desta luta que começou há mais de trezentos anos surgiram as comunidades quilombolas do Vale do Ribeira. Comunidades que sobreviveram até hoje na contracorrente da concentração fundiária e da devastação da Mata Atlântica.

Hoje os quilombolas são exemplos de convívio entre populações humanas e a Mata Atlântica e atores importantes em projetos de desenvolvimento sustentável. Em alguns dos quilombos são desenvolvidos projetos de agro floresta e de Educação Ambiental, um exemplo é o Quilombo do Ivaporunduva que possuí estrutura para receber escolas.
O Quilombo do Ivaporunduva: esta localizado no Município de Eldorado São Paulo, na SP 165, Eldorado/Iporanga, às margens do Rio Ribeira de Iguape. Composta por 80 famílias, a Comunidade de Ivaporunduva tem uma população de 308 pessoas, sendo 80 crianças, 195 adultos e 33 idosos.

No quilombo são desenvolvido algumas atividades como:Produção e comercialização de bananas orgânicas, Artesanato de palha de bananeira, Viveiro (palmito juçara) e Turismo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário