segunda-feira, 15 de novembro de 2010

A história do Petar

Segundo os antropólogos, a história de ocupação da região do PETAR a data é de cerca de 10.000 anos atrás. A comprovação vem da descoberta de sambaquis fluviais, além de sítios ceramistas mais recentes, datados de 2.000 anos. Vestígios de uma tradição caçadora coletora, passando posteriormente a cultivadora evidenciam que esta região esteve incluída na rota migratória das populações indígenas pré-coloniais.
Os primeiros pontos de povoamento da época colonial no Alto Ribeira organizaram-se no final do século XVII, início do século XVIII, com o surgimento das Bandeiras e de desbravadores à procura de ouro. A maior parte da população atual descende de quilombos, que também haviam nesta região.
A história do PETAR tem um histórico bem parecido com colonização da região.
No entanto, os objetivos de conservação da área datam já do início do século XIX, através da visita de naturalistas à região.
De lá para cá, sua implantação vem sendo feita de forma lenta e gradativa através do impedimento de atividades degradadoras do meio ambiente como: extração de madeiras, mineração, desmatamentos, extrativismo ilegal, caça, grilagem de terras entre outros.
 Através de financiamento externo com o Banco Mundial, o PETAR implantou infra-estrutura adequada a sua administração, fiscalização e à recente demanda das Áreas Naturais para o ecoturismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário