sexta-feira, 12 de novembro de 2010

A Fauna e a Flora do Petar

A Fauna

O Petar é favorecido pela conservação das áreas ao redor, o que o possibilita ter uma mata íntegra, e também muito rica e de grande extensão. A fauna é típica de mata atlântica e também cavernas. Podemos encontrar muitos animais, como por exemplo a onça pintada, o gavião-real, o mono-carvoeiro ou muriqui, a ave maria-leque, tucanos, pica-pau, beija-flor, sairas, corujas, o gavião-do-penacho, o papagaio-de-peito-roxo,  o cágado, a lontra, cachorro-do-mato, gambá, cuíca-d’água ... e por causa das cavernas também temos o chamado piolho-de-cobra, besouros, o falso escorpião, o bagre-cego, morcegos, o grilo cavernícola entre muitos outros aracnídeos, insetos, crustáceos, peixes... Enfim, o Petar possui uma fauna muito rica e diversificada, que vale MUITO a pena ser conservada. 

  Tucano do bico verde
    
      
Cuíca

Gavião Real


 Ave Maria Leque

Saira

Cágado

Onça pintada

Muriqui



A Flora

O Petar abriga uma rica reserva de Mata Atlântica, com clima tropical e subtropical húmido (nas regiões de mais altitude como Bocaiuva do Sul, Itaperuçu, Rio Branco do Sul e Tunas do Paraná)    e é marcado por vales os quais são revestidos de árvores como, por exemplo, a canela-amarela, a bicuíba, o jacarandá-ferro, que podem chegar a 30 metros de altura aproximadamente. Mas muitas outras vegetações também podem ser encontradas como cedros, canelas, jatobás, figueiras, bromélias, orquídeas, o palmito-jussara. Além disso, o Petar possui o maior número de cavernas do país, e a maior entrada de caverna do mundo (caverna Casa de Pedra, com 215m de altura). “É um show à parte” como diz o ditado.



Bromélia
 
Orquídea
  
Palmito jussara
 
Cedro
 
Canela-amarela

O Vale do Ribeira e a construção de barragens

É evidente a riqueza do Petar e de todo o Vale do Ribeira. No entanto, algo tem gerado preocupações: a construção de barragens hidrelétricas no rio Ribeira de Iguape, que resultaria na inundação total de algumas áreas. Será que vale à pena afogar toda essa fauna, flora, sustento das famílias agricultoras, quilombolas, indígenas dessa parte do Ribeira, mudar o clima dessa região? É preciso uma preocupação ambiental mínima para perceber que não. "Querem afogar a cultura" como dizia um dos cartazes de uma das manifestações dos moradores do Vale.

Nenhum comentário:

Postar um comentário